Trump presta depoimento na Justiça de Nova York por caso de fraude familiar
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, compareceu à Suprema Corte do Estado de Nova York nesta segunda-feira para depor em um caso de fraude que pode afetar sua aspiração de retornar à Casa Branca.
Trump é acusado de inflar o valor de seus ativos para beneficiar seu império imobiliário. Ao chegar ao tribunal, o ex-presidente descreveu a investigação como uma “batalha política” e atacou a procuradora-geral de Nova York, Letitia James, que está exigindo uma multa milionária.
Durante o julgamento, Trump já foi multado duas vezes por violar uma ordem de silêncio após atacar o secretário do juiz nas redes sociais.
O republicano tem se referido ao juiz responsável pelo caso como “desiquilibrado” e um “agente democrata radical esquerdista que odeia Trump”. Enquanto isso, Letitia James afirmou que os números e fatos são o que importam no processo.
Este caso é apenas um dos muitos problemas legais enfrentados por Donald Trump. Até agora, dois de seus filhos, Donald Jr. e Eric, já foram chamados para testemunhar. A investigação também apontou indícios de que o ex-presidente superestimou seu patrimônio líquido entre 2014 e 2021 em documentos financeiros.
O juiz responsável pelo caso determinou a liquidação das empresas envolvidas nos ativos em questão.
Além disso, será necessário verificar se outros crimes financeiros foram cometidos e aplicar multas extras. Os advogados de Trump negam as acusações de fraude, alegando que as avaliações imobiliárias são subjetivas e que os bancos envolvidos não perderam dinheiro.
O destino do ex-presidente será decidido pelo juiz, uma vez que o julgamento não terá júri.
Vale ressaltar que pesquisas indicam que Donald Trump é o favorito para se tornar o candidato republicano nas eleições presidenciais de 2024.
Resumo da Notícia |
---|
Donald Trump compareceu à Suprema Corte do Estado de Nova York para depor em um caso de fraude que pode afetar sua possível candidatura em 2024. |
Trump é acusado de inflar o valor de seus ativos para benefício pessoal. |
Houve troca de acusações entre Trump e a procuradora-geral Letitia James durante o julgamento. |
Os filhos de Trump foram chamados para testemunhar no caso. |
O juiz determinou a liquidação das empresas envolvidas nos ativos em questão e irá analisar possíveis multas adicionais. |
Com informações do site Jovem Pan.