Valor de mercado de empresas do setor imobiliário cresce 64% em 2023; veja quais são as maiores
No ano de 2023, o mercado imobiliário viveu um período de recuperação nas vendas e experimentou uma trajetória decrescente nas taxas de juros.
De acordo com uma pesquisa realizada pela consultora Elos Ayta, a pedido do jornal Estadão, o valor de mercado das empresas do setor cresceu impressionantes 64,6% na bolsa de valores, totalizando R$ 45,7 bilhões.
Esse crescimento foi quase três vezes maior do que o aumento registrado pelo índice Ibovespa, que teve um incremento de apenas 22,3% durante todo o ano.
Um dos fatores determinantes para esse desempenho foi o aumento no limite máximo de financiamento para projetos no programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), promovido pelo governo federal.
Houve também a extensão do prazo de pagamento para o financiamento concedido pela Caixa Econômica Federal.
Essas mudanças abriram portas para as empresas especializadas em moradias acessíveis, como Tenda, Plano&Plano e Moura Dubeux, que registraram os maiores crescimentos em valor de mercado ao longo do ano.
A Tenda teve um impressionante aumento de 327%.
Segundo análise feita por Luis Novaes, analista da Terra Investimentos, esse bom desempenho reflete tanto o momento favorável vivido pelas construtoras nos últimos anos como as perspectivas positivas para o futuro próximo.
A expectativa de taxas básicas mais baixas contribui para uma melhor projeção dos rendimentos nos próximos anos, possibilitando assim uma maior renda disponível para a população e requisitos de crédito menores.
Esses fatores impactam diretamente nos resultados financeiros das empresas.
Em termos absolutos, a Cyrela foi a empresa imobiliária que mais cresceu em valor de mercado no ano passado.
Começando com um valor inicial de R$ 4.900 milhões no início do ano, ela alcançou a marca dos R$ 9 bilhões ao finalizar dezembro.
Miguel Maia Mickelberg, CFO do Grupo Cyrela, destaca que essa valorização se deve tanto às melhorias nos cenários macroeconômicos brasileiro e global quanto aos resultados financeiros alcançados pela empresa em 2023.
Durante todo o ano passado foram registrados aumentos significativos nas vendas e lançamentos imobiliários da Cyrela – 11% e 16% respectivamente se comparados ao mesmo período em 2022.
Até setembro de 2023, a empresa registrou R$ 7 bilhões em lançamentos imobiliários e um lucro líquido que aumentou de R$601 milhões para R$694 milhões.
Além disso tudo temos ainda que destacar as marcas operadas pela Cyrela: Living e Vivaz.
A primeira opera no segmento médio-alto com preços variando entre R$350 mil até R$1.2 milhões; já a Vivaz opera dentro do programa Minha Casa Minha Vida oferecendo propriedades com valores abaixo dos R$350 mil.
Mais especificamente sobre a Vivaz: ela é considerada como o principal impulsionador por trás do crescimento da empresa baseado no número total de apartamentos vendidos dentro do programa Minha Casa Minha Vida.
No terceiro trimestre de 2023 foram lançadas um total de 2290 unidades dessa marca comparadas às 635 unidades lançadas no mesmo período do ano anterior. O preço médio por metro quadrado desses projetos foi aproximadamente R$6299.
Segundo Caio Nabuco Araújo , fundanalystat Empiricus Research , o ano pautará também importantes venturas para Cyrela.
Resumo da Notícia |
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No ano de 2023, o mercado imobiliário viveu um período de recuperação nas vendas e experimentou uma trajetória decrescente nas taxas de juros. |
O valor de mercado das empresas do setor cresceu 64,6% na bolsa de valores, totalizando R$ 45,7 bilhões. |
O aumento no limite máximo de financiamento para projetos no programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e a extensão do prazo de pagamento foram fatores determinantes para esse desempenho. |
Empresas especializadas em moradias acessíveis, como Tenda, Plano&Plano e Moura Dubeux, registraram os maiores crescimentos em valor de mercado. |
A Cyrela foi a empresa imobiliária que mais cresceu em valor de mercado, alcançando R$ 9 bilhões ao finalizar dezembro. |
A expectativa de taxas básicas mais baixas e melhores perspectivas para o futuro contribuem para o bom desempenho do setor. |
A Cyrela registrou aumentos significativos nas vendas e lançamentos imobiliários, além de um lucro líquido que aumentou de R$601 milhões para R$694 milhões. |
As marcas operadas pela Cyrela, Living e Vivaz, tiveram destaque, com a Vivaz sendo considerada o principal impulsionador do crescimento da empresa. |
No terceiro trimestre de 2023, foram lançadas 2290 unidades da marca Vivaz, comparadas às 635 unidades lançadas no mesmo período do ano anterior. |
O preço médio por metro quadrado dos projetos da Vivaz foi de aproximadamente R$6299. |
Com informações do site Estadão.