Sequoia prepara oferta de ações de até R$ 150 milhões para financiar fusão
Uma nova empresa está prestes a nascer no mercado logístico brasileiro, com uma receita líquida estimada em R$2,4 bilhões e uma abrangência de entrega que alcançará 5.030 municípios. A Sequoia, conhecida empresa do setor, planeja financiar sua fusão com o grupo Move3 por meio de uma oferta pública adicional de ações no valor de R$100 milhões a R$150 milhões. A expectativa é que essa união resulte na criação de uma importante empresa nacional de entrega, sendo comparada à americana FedEx.
Através dessa oferta pública, a Sequoia busca obter recursos para efetuar a fusão sem acumular mais dívidas. Entre os assinantes dessa oferta encontra-se a Jive Investments, principal acionista da Sequoia. É importante notar que o presidente do conselho de administração da empresa, Eric Fonseca, declarou estar considerando todas as opções de financiamento disponíveis.
Para viabilizar a fusão, a Sequoia pagará aos novos parceiros o montante de R$50 milhões. Além disso, parte dos recursos obtidos através da oferta pública adicional será destinada aos acionistas do Move3. No entanto, é necessário aguardar a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) para que essa operação seja concretizada.
Enquanto esse processo está em andamento, Fonseca informa que estão sendo feitas diligências para garantir uma fusão bem-sucedida. Ele prevê que a transação será concluída no primeiro trimestre e que haverá integração operacional na primeira metade deste ano.
Os planos futuros da nova empresa envolvem otimização de custos e crescimento orgânico. Fonseca destaca que 2024 será um ano dedicado à integração dos processos entre as empresas fusionadas, buscando combinar automação e eficiência nos custos do Move3 com volume e acesso ao mercado oferecidos pela Sequoia.
A expectativa é despertar interesse positivo no mercado após a fusão, tanto é que importantes players do comércio eletrônico já têm demonstrado interesse na empresa. Isso se refletiu no aumento das ações da companhia em mais de 70% durante essa semana.
No tocante à questão do endividamento da nova empresa, espera-se que fique próximo a 1x EBITDA (lucros antes dos juros, impostos, depreciação e amortização). Fonseca brinca ao mencionar que após as dificuldades enfrentadas recentemente pela Sequoia, o termo “endividamento” passou a ser algo indesejado para a empresa. O objetivo é não ultrapassar um nível de endividamento equivalente a 1,5x EBITDA.
Vale citar também que houve uma reestruturação da dívida da Sequoia incluindo sua conversão em instrumentos conversíveis em ações e extensões de prazos em torno de 5 a 8 anos. Prevê-se que até o final de 2024 essa dívida terá sido convertida em sua totalidade em ações e espera-se um nível inferior a 1x EBITDA para essa companhia nesse período.
Em resumo, ocorrerá uma fusão entre as operações logísticas da Sequoia e Move3 com o objetivo de criar uma nova empresa nacional líder no mercado de entrega no Brasil. Essa união será financiada através de uma oferta pública adicional de ações realizada pela Sequoia. Os planos futuros incluem otimização dos custos operacionais, redução da alavancagem financeira e crescimento orgânico focando na integração das duas empresas.
Resumo da Notícia |
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Uma nova empresa de entrega está prestes a nascer no mercado logístico brasileiro |
A empresa Sequoia planeja financiar sua fusão com o grupo Move3 através de uma oferta pública adicional de ações |
A expectativa é que essa união resulte na criação de uma importante empresa nacional de entrega |
A Sequoia busca obter recursos para efetuar a fusão sem acumular mais dívidas |
A operação está aguardando aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) |
Os planos futuros envolvem otimização de custos e crescimento orgânico |
Importantes players do comércio eletrônico já demonstraram interesse na empresa |
O endividamento da nova empresa será próximo a 1x EBITDA |
Houve uma reestruturação da dívida da Sequoia, incluindo sua conversão em ações |
A fusão visa criar uma nova empresa nacional líder no mercado de entrega no Brasil |
Com informações do site Estadão.