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Home»Roraima aprova lei estadual de educação socioemocional alinhada à BNCC

Roraima aprova lei estadual de educação socioemocional alinhada à BNCC

By Lucas SantosDecember 16, 2023No Comments3 Mins Read
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Assembleia Legislativa de Roraima aprova projeto de lei que visa estímulo à educação socioemocional

Na última terça-feira (12), ocorreu uma reunião de extrema importância na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), na qual foi simbolicamente aprovado o Projeto de Lei (PL) nº 217/2023. O objetivo desse projeto é estabelecer a Política Estadual de Estímulo à Educação Socioemocional, apresentado pelo legislador Lucas Souza.

A principal meta dessa política é proporcionar aos estudantes, dentro do currículo escolar, o aprendizado e a aplicação efetiva de conhecimentos, atitudes e habilidades necessárias para seu pleno desenvolvimento como indivíduos.

Entre os objetivos específicos da política, destaca-se o fomento à autoconsciência, que permite às pessoas reconhecerem suas próprias emoções, pensamentos e valores. Isso engloba aspectos como autopercepção, identificação de emoções, reconhecimento de habilidades, resolução de problemas, avaliação de resultados, reflexão, tolerância e cidadania.

Alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular

O autor do projeto justifica sua proposta argumentando que ela está alinhada com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Segundo ele, essa nova orientação exige a inclusão das competências socioemocionais nos currículos das escolas brasileiras. Dessa forma, é necessário adaptar os programas educacionais para capacitar os professores a ensinarem essas novas habilidades não cognitivas relacionadas ao comportamento e à gestão emocional.

Essa medida pode ter um impacto muito positivo na forma como as pessoas se relacionam e se desenvolvem. Portanto, a aprovação desse projeto representa um passo importante para melhorar o sistema educacional estadual no que diz respeito às questões socioemocionais dos alunos.

Benefícios para a formação integral dos estudantes

A implementação da Política Estadual de Estímulo à Educação Socioemocional trará benefícios significativos para a formação integral dos estudantes roraimenses. Ela promoverá uma educação mais abrangente e atenta às necessidades emocionais dos alunos, preparando-os não apenas para obter conhecimento acadêmico, mas também para lidar com suas emoções e interagir positivamente com outras pessoas.

Espera-se que essa iniciativa tenha um impacto duradouro na sociedade local e que outros estados possam se espelhar nesse exemplo. Afinal, investir na educação socioemocional é fundamental para formarmos indivíduos mais conscientes de si mesmos e capazes de enfrentar os desafios emocionais do cotidiano. A decisão tomada pela Assembleia Legislativa de Roraima é digna de aplausos e demonstra uma preocupação real com o bem-estar dos estudantes.

Data 12 de janeiro de 2023
Local Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR)
Projeto de Lei PL nº 217/2023
Autor Lucas Souza
Objetivo Estabelecer a Política Estadual de Estímulo à Educação Socioemocional
Justificativa Alinhamento com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Impacto Melhoria do sistema educacional estadual nas questões socioemocionais dos alunos
Benefícios Promoção de uma educação mais abrangente e atenta às necessidades emocionais dos alunos
Impacto esperado Formação de indivíduos conscientes e capazes de enfrentar desafios emocionais
Decisão Aprovação do projeto pela Assembleia Legislativa de Roraima

Com informações do site al.rr.leg.br.

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Lucas Santos

Oi, eu sou o Lucas. Sou um entusiasta de tecnologia e adoro escrever sobre as últimas novidades do mundo digital. Fique por dentro das tendências e inovações acompanhando minhas matérias no jornalahoraonline.com.br.

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