Assembleia Legislativa de Roraima aprova projeto de lei que visa estímulo à educação socioemocional
Na última terça-feira (12), ocorreu uma reunião de extrema importância na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), na qual foi simbolicamente aprovado o Projeto de Lei (PL) nº 217/2023. O objetivo desse projeto é estabelecer a Política Estadual de Estímulo à Educação Socioemocional, apresentado pelo legislador Lucas Souza.
A principal meta dessa política é proporcionar aos estudantes, dentro do currículo escolar, o aprendizado e a aplicação efetiva de conhecimentos, atitudes e habilidades necessárias para seu pleno desenvolvimento como indivíduos.
Entre os objetivos específicos da política, destaca-se o fomento à autoconsciência, que permite às pessoas reconhecerem suas próprias emoções, pensamentos e valores. Isso engloba aspectos como autopercepção, identificação de emoções, reconhecimento de habilidades, resolução de problemas, avaliação de resultados, reflexão, tolerância e cidadania.
Alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular
O autor do projeto justifica sua proposta argumentando que ela está alinhada com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Segundo ele, essa nova orientação exige a inclusão das competências socioemocionais nos currículos das escolas brasileiras. Dessa forma, é necessário adaptar os programas educacionais para capacitar os professores a ensinarem essas novas habilidades não cognitivas relacionadas ao comportamento e à gestão emocional.
Essa medida pode ter um impacto muito positivo na forma como as pessoas se relacionam e se desenvolvem. Portanto, a aprovação desse projeto representa um passo importante para melhorar o sistema educacional estadual no que diz respeito às questões socioemocionais dos alunos.
Benefícios para a formação integral dos estudantes
A implementação da Política Estadual de Estímulo à Educação Socioemocional trará benefícios significativos para a formação integral dos estudantes roraimenses. Ela promoverá uma educação mais abrangente e atenta às necessidades emocionais dos alunos, preparando-os não apenas para obter conhecimento acadêmico, mas também para lidar com suas emoções e interagir positivamente com outras pessoas.
Espera-se que essa iniciativa tenha um impacto duradouro na sociedade local e que outros estados possam se espelhar nesse exemplo. Afinal, investir na educação socioemocional é fundamental para formarmos indivíduos mais conscientes de si mesmos e capazes de enfrentar os desafios emocionais do cotidiano. A decisão tomada pela Assembleia Legislativa de Roraima é digna de aplausos e demonstra uma preocupação real com o bem-estar dos estudantes.
Data | 12 de janeiro de 2023 |
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Local | Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) |
Projeto de Lei | PL nº 217/2023 |
Autor | Lucas Souza |
Objetivo | Estabelecer a Política Estadual de Estímulo à Educação Socioemocional |
Justificativa | Alinhamento com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) |
Impacto | Melhoria do sistema educacional estadual nas questões socioemocionais dos alunos |
Benefícios | Promoção de uma educação mais abrangente e atenta às necessidades emocionais dos alunos |
Impacto esperado | Formação de indivíduos conscientes e capazes de enfrentar desafios emocionais |
Decisão | Aprovação do projeto pela Assembleia Legislativa de Roraima |
Com informações do site al.rr.leg.br.