O aguardado Renault Megane E-Tech finalmente chega ao Brasil como uma grande novidade no mercado automobilístico. O SUV elétrico está sendo importado da França em um nível de equipamento único, por um preço aproximado de R$ 280.000. Ele entra em competição direta com os rivais BYD Yuan Plus e Volvo C40. As pré-vendas já estão disponíveis e o primeiro lote contará com 300 unidades, sendo que os primeiros 100 compradores serão agraciados com um carregador de presente.
O Renault Megane E-Tech possui dimensões semelhantes às de um SUV compacto, com 4,20 metros de comprimento, 1,51 metros de altura, 1,76 metros de largura e uma distância entre eixos de 2,68 metros. Comparando-o ao Captur, por exemplo, ele é mais curto e mais baixo, mas tem a mesma distância entre eixos. O design moderno do veículo destaca-se do restante da linha da marca atualmente comercializada no Brasil. Surpreendentemente, o Megane E-Tech assemelha-se muito ao carro conceitual eVision que foi revelado globalmente em 2020.
Na parte dianteira do veículo destacam-se os faróis com um design que parece fluir para a parte inferior do para-choques, além das luzes diurnas LED posicionadas estrategicamente nesta área. Nas laterais, as maçanetas das portas dianteiras são integradas à carroceria e sobressaem quando as portas são destravadas – algo similar aos modelos da Jaguar e Land Rover. As maçanetas das portas traseiras ficam ocultas nas colunas. Na traseira, as luzes sólidas horizontais não apresentam tanta ousadia quanto outras partes do veículo. Uma informação importante é que o Megane E-Tech é o primeiro modelo da Renault a incorporar seu novo logotipo Nouvel R, que em breve estará presente em lançamentos futuros.
Ao adentrar o interior do veículo, nota-se um acabamento de alta qualidade. O painel possui um revestimento emborrachado e até mesmo faixas de Alcantara no console. Diversos detalhes são feitos com materiais reciclados, incluindo os estofamentos dos assentos. A aparência moderna é reforçada pela presença de uma tela digital de 12,3 polegadas, que oferece gráficos futuristas. A tela central multimídia tem nove polegadas e, embora tenha uma interface intuitiva, não chega a impressionar tanto quanto a tela opcional de 12 polegadas disponível na Europa – vale ressaltar que esta opção não está disponível nos modelos importados para o Brasil.
Em termos de desempenho, o Megane E-Tech oferece uma potência de 220 cavalos e um torque instantâneo de 30,6 kgfm. Segundo a marca, o veículo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,4 segundos e atinge uma velocidade máxima de 160 km/h. A bateria, com capacidade de 60 kWh e espessura de apenas 11 centímetros, possui um sistema avançado de resfriamento líquido que garante uma melhor eficiência energética. A autonomia divulgada pelo fabricante é de aproximadamente 337 km de acordo com o ciclo do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Quanto ao tempo de carregamento, estima-se que vá de 15% a 80% em cerca de 36 minutos utilizando um carregador rápido de 130 kW, e uma hora e cinquenta minutos em um carregador de parede padrão de 22 kW. O Megane E-Tech é o primeiro veículo da Renault vendido no Brasil a contar com um pacote completo de assistências à condução, incluindo controle de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go e aviso de colisão frontal.
Essas características fazem do Renault Megane E-Tech uma opção interessante para os consumidores brasileiros que buscam um SUV elétrico sofisticado, com design moderno e tecnologias avançadas. Com sua chegada ao Brasil, o mercado automotivo ganha mais uma opção para quem busca um veículo ecologicamente correto e com alto desempenho.
opção de veículo elétrico de alta qualidade. Confira abaixo um resumo das principais informações sobre o Renault Megane E-Tech:
| Característica | Detalhes |
|—————|———-|
| Preço | Aproximadamente R$ 280.000 |
| Dimensões | Comprimento: 4,20m
Altura: 1,51m
Largura: 1,76m
Distância entre eixos: 2,68m |
| Design | Faróis com design fluído
Maçanetas integradas à carroceria
Luzes sólidas horizontais na traseira
Novo logotipo Nouvel R |
| Interior | Acabamento de alta qualidade
Tela digital de 12,3 polegadas
Tela central multimídia de 9 polegadas |
| Desempenho | Potência: 220 cavalos
Torque instantâneo: 30,6 kgfm
Aceleração de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos
Velocidade máxima: 160 km/h |
| Bateria | Capacidade: 60 kWh
Espessura: 11 centímetros
Autonomia: aproximadamente 337 km
Tempo de carregamento: 15% a 80% em 36 minutos (carregador rápido de 130 kW) |
| Assistências | Controle de cruzeiro adaptativo
Aviso de colisão frontal |
Com todas essas características, o Renault Megane E-Tech se destaca como uma opção completa e tecnologicamente avançada no segmento de SUVs elétricos. Com informações do site Autoesporte.