Empresa que apostou em veículos híbridos sai na frente com programa do governo, dizem analistas
A empresa Toyota está entre as beneficiadas pelo programa Green Mobility and Innovation (Mover), criado pelo governo através de uma medida provisória. Esse programa, que terá um investimento total de 19,3 bilhões de reais nos próximos anos, tem como objetivo incentivar a produção local de automóveis com menor emissão de gases do efeito estufa.
No entanto, há incertezas em relação aos impactos que esse programa pode ter sobre os importadores de carros elétricos. As tarifas de importação para esses veículos serão gradualmente reintroduzidas a partir do próximo ano, o que pode prejudicar essas empresas. Portanto, é necessário aguardar as regulamentações e decretos a serem publicados para determinar quem será beneficiado ou prejudicado por esse programa.
A transição dos carros a gasolina para alternativas mais sustentáveis ainda divide a indústria automotiva. Alguns fabricantes estão apostando diretamente nos carros elétricos, enquanto outros confiam em veículos movidos a etanol e híbridos. Essa divergência também é observada no Brasil e no restante do mundo.
Com o programa Mover, o governo indica sua preferência pela valorização do etanol como combustível. Utilizando o conceito “do poço à roda”, as emissões relacionadas à produção da cana-de-açúcar até o consumo do combustível serão consideradas para conceder incentivos fiscais. Essa metodologia pioneira no país avalia de forma mais abrangente o impacto ambiental do uso de etanol como substituto da gasolina.
Embora os veículos elétricos tenham ganhado destaque nos últimos anos, o governo brasileiro parece estar favorecendo os fabricantes instalados no país em detrimento dos importadores desses veículos. Com isso, empresas chinesas como Great Wall Motors (GWM) e BYD, assim como fabricantes suecos como Volvo, terão que importar modelos híbridos e elétricos até começarem a produzi-los localmente em 2024.
Em suma, o programa Mover busca impulsionar a produção local de veículos com menor emissão de gases do efeito estufa, priorizando o uso do etanol. Embora beneficie inicialmente as empresas que investiram em veículos híbridos, como a Toyota, algumas incertezas permanecem sobre suas regulamentações específicas e seus impactos sobre os importadores de carros elétricos. A transição para alternativas mais sustentáveis continua sendo um ponto de discussão na indústria automotiva globalmente.
Resumo da Notícia |
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O programa Green Mobility and Innovation (Mover) foi criado pelo governo através de uma medida provisória para incentivar a produção local de automóveis com menor emissão de gases do efeito estufa. |
Empresas que investiram em veículos híbridos, como a Toyota, serão beneficiadas inicialmente pelo programa. |
O programa custará cerca de 19,3 bilhões de reais durante os próximos anos. |
Tarifas de importação para carros elétricos serão gradualmente reintroduzidas a partir do próximo ano, impactando negativamente os importadores desses veículos. |
A preferência do governo é pela valorização do etanol como combustível, utilizando o conceito “do poço à roda” para conceder incentivos fiscais. |
O programa Mover favorece os fabricantes instalados no país em detrimento dos importadores de carros elétricos. |
Algumas incertezas permanecem sobre as regulamentações específicas do programa e seus impactos sobre os importadores de carros elétricos. |
A transição para alternativas mais sustentáveis na indústria automotiva continua sendo um ponto de discussão globalmente. |
Com informações do site Estadão.