Petrobras salta 5% e puxa alta da Bolsa; dólar fecha o mês a R$ 4,729
O mercado de ações teve um crescimento considerável em Wall Street, impulsionado pela Petrobras e Vale, trazendo certa estabilidade ao cenário. Esta semana, chamada atenção pela reunião do Copom, onde existe uma expectativa para redução nas taxas de juros no Brasil. Atualmente, a taxa Selic está em 13,75% ao ano. Segundo o Boletim Focus, a maioria das previsões aponta para uma diminuição de 0,25 pontos percentuais na taxa Selic. No entanto, algumas apostas ainda esperam por uma redução de 0,50 pontos percentuais.
Índice do dólar se mantém estável
No âmbito internacional, o índice do dólar em relação a outras moedas fortes se manteve estável. Os mercados acionários apresentaram uma leve tendência positiva, dado os sinais de desaceleração inflacionária e uma economia resistente nos Estados Unidos.
Na segunda-feira, as ações da Petrobras (PETR3 e PETR4) apresentaram um aumento de mais de 5%. Essa reação positiva dos investidores se deu pelo anúncio da nova política de distribuição de dividendos da empresa. Paralelamente, as ações das empresas mineradoras também tiveram um incremento depois do anúncio de novas medidas de estímulo econômico provenientes da China.
Além disso, destacamos o fechamento do Ptax de julho que aconteceu nesta sessão. A Ptax é uma taxa de câmbio calculada pelo Banco Central que serve como referência para o fechamento dos contratos futuros.
Para os próximos dias, espera-se um período desafiador com as decisões monetárias ocorrendo no Brasil e na Inglaterra, e encerrando com um relatório governamental relevante sobre o emprego nos Estados Unidos. Jefferson Rugik, CEO da Correparti Corretora, ressaltou a importância desse contexto ao afirmar que essa semana promete ser desafiadora.
Em conclusão, o mercado de ações teve um crescimento marcante em meio à certa estabilidade em Wall Street, impulsionado principalmente pela performance da Petrobras e Vale. As expectativas estão voltadas para a redução das taxas de juros pelo Copom. Além disso, é fundamental ficar atento aos desdobramentos internacionais, como a estabilidade do dólar e as medidas econômicas adotadas pela China. A semana também será marcada pelo fechamento do Ptax de julho e por eventos importantes em nível global.
Resumo da Notícia |
---|
O mercado de ações teve crescimento em Wall Street, impulsionado por Petrobras e Vale. |
Expectativa de redução nas taxas de juros no Brasil, com previsões de diminuição de 0,25 ou 0,50 pontos percentuais. |
Ações da Petrobras e empresas mineradoras tiveram aumento após anúncios positivos. |
Índice do dólar se manteve estável e mercados acionários tiveram leve tendência positiva nos EUA. |
Fechamento do Ptax de julho e eventos importantes aguardados nos próximos dias. |
Com informações do site UOL Economia.