Milhares de ovelhas australianas presas em navio no Mar Vermelho
Milhares de ovelhas australianas estão presas em um navio no Mar Vermelho, devido à crescente insegurança na região. Os ataques dos houthis aos navios que tentam passar pelo Mar Vermelho têm causado um impacto negativo não só nos seres humanos, mas também nos animais.
O MV Bahijah está ancorado aproximadamente a 10 quilômetros do porto de Fremantle, na costa oeste da Austrália, desde segunda-feira. O navio partiu da Austrália em 5 de janeiro com destino à Jordânia, mas recebeu ordens para retornar em 20 de janeiro. No entanto, as autoridades não permitiram que os animais fossem retirados do navio devido às rígidas regulamentações de biossegurança da Austrália.
O exportador israelense responsável pelo gado solicitou permissão para descarregar alguns dos animais e reexportar os restantes para outro local. As autoridades estão revisando essa solicitação atualmente. A Federação Agrícola do Oeste da Austrália defende essa opção como uma rota marítima mais segura, enquanto a filial local da organização defensora dos direitos animais Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals se opõe ao plano citando preocupações com o bem-estar das ovelhas durante uma permanência prolongada no navio.
Essas ovelhas já passaram semanas suportando calor intenso e um ambiente desconhecido e volátil no navio. Submetê-las a mais tempo nessas condições é indiscutivelmente condenável, conforme destacado pela RSPCA Australia em comunicado exigindo que as ovelhas sejam descarregadas.
No passado, casos semelhantes resultaram no sacrifício de milhares de ovelhas destinadas ao Oriente Médio na Austrália, devido a proibições comerciais temporárias impostas enquanto ocorria um atraso no envio. Tomar decisões nesses casos requer equilíbrio entre as leis de biossegurança da Austrália e as considerações sobre o bem-estar animal estabelecidas pelos parceiros comerciais internacionais do país.
Os defensores dos direitos animais temem que esses animais possam não sobreviver à próxima onda de calor prevista para atingir mais de 40 graus Celsius na Austrália Ocidental. Essa situação também destaca questões preocupantes relacionadas ao comércio pecuário.
Em suma, a crescente insegurança no Mar Vermelho levou à difícil situação enfrentada por milhares de ovelhas e outros animais presos em um navio próximo à costa da Austrália. O destino desses animais ainda é incerto enquanto as autoridades avaliam opções sob considerações sanitárias e legais complexas.
Resumo da Notícia |
---|
A crescente insegurança no Mar Vermelho tem afetado animais e seres humanos. |
Navio com 15.000 ovelhas australianas está preso há semanas. |
Autoridades não permitem desembarque de animais devido a regulamentações de biossegurança. |
Exportador solicita permissão para descarregar alguns animais e reexportar os restantes. |
Organização defensora dos direitos animais se opõe a permanência prolongada no navio. |
Defensores dos direitos animais temem que animais não sobrevivam a onda de calor. |
A situação destaca questões preocupantes relacionadas ao comércio pecuário. |
Com informações do site The Guardian.