Latam amplia liderança no mercado aéreo brasileiro em 2023, diz Anac
A Latam consolidou sua posição como líder no mercado de voos domésticos e internacionais no Brasil, de acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) nesta segunda-feira.
No ano passado, a empresa chilena superou a concorrente Gol e se destacou no setor doméstico, alcançando uma participação de mercado de 37,8%, medida em RPK (passageiros-quilômetros transportados). A Gol ficou em segundo lugar, com 33,3%, seguida pela Azul, com 28,4%.
Comparando com o ano anterior, a Latam aumentou sua vantagem sobre a Gol em 2023, registrando um acréscimo de 4,45 pontos percentuais. Vale ressaltar que a Latam passou por um processo de falência durante a pandemia e emergiu com um plano de reestruturação de US$ 8 bilhões.
Enquanto isso, a Gol e a Azul também enfrentaram dificuldades financeiras nos últimos anos. Rumores recentes indicam que a Gol pode solicitar proteção contra falência nos Estados Unidos. Essas notícias afetaram negativamente as ações da empresa, que caíram mais de 10% desde então.
Após uma reorganização da dívida em 2023, a Gol afirmou que está avaliando uma reestruturação “consensual” com seus parceiros financeiros. No entanto, ainda não foi tomada uma decisão definitiva sobre como esse processo será implementado.
Além do mercado nacional, a Latam também ampliou sua liderança nos voos internacionais no Brasil, aumentando sua participação para 18,2% em relação a 2022. A TAP, companhia aérea portuguesa, permaneceu em segundo lugar nesse segmento, mas teve sua fatia ligeiramente reduzida.
Esses números refletem as dinâmicas competitivas e os desafios enfrentados pelas principais empresas do setor de aviação do Brasil. O cenário é marcado por altos e baixos financeiros, à medida que as companhias se adaptam às mudanças nas demandas dos passageiros e nas condições econômicas gerais.
O desempenho das principais companhias aéreas brasileiras no último ano mostra como cada uma busca se posicionar em meio à competitividade acirrada do setor e contornar os desafios financeiros impostos pela pandemia global sem precedentes.
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No ano passado, a Latam consolidou sua posição como líder no mercado de voos domésticos e internacionais no Brasil, de acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na segunda-feira. A empresa chilena tem se destacado no setor doméstico desde 2021, superando a concorrente Gol. No final de 2023, a Latam detinha uma participação de mercado doméstico de 37,8%, medida em RPK (passageiros-quilômetros transportados), um indicador crucial para medir o fluxo de tráfego. Em segundo lugar ficou a Gol, com 33,3% do mercado, seguida pela Azul com 28,4%, conforme os dados da Anac. |
Ao observarmos as estatísticas comparativas do ano anterior, percebe-se que o domínio da Latam sobre a Gol aumentou consideravelmente em 2023, registrando um acréscimo de 4,45 pontos percentuais contra os 2,76 pontos percentuais anteriores. É importante lembrar que a Latam viveu um processo de falência durante a pandemia e emergiu dessa crise financeira com um plano de reestruturação no valor de US$ 8 bilhões. |
A empresa não foi a única a enfrentar desafios financeiros nos últimos anos. Tanto a Gol quanto a Azul também passaram por dificuldades e tiveram que passar por processos de reestruturação. No entanto, recentemente surgiram relatos na imprensa sobre uma possível solicitação da Gol para proteção contra falência nos Estados Unidos. Essas notícias impactaram negativamente as ações da companhia, que sofreram uma queda superior a 10% desde então. |
Embora tenha concluído recentemente uma reorganização da dívida em 2023, a Gol afirmou na semana passada que está avaliando uma reestruturação “consensual” com seus stakeholders financeiros. Até o momento, não foi tomada uma decisão definitiva sobre como esse processo será implementado. |
Além do destaque no mercado nacional, a Latam também aumentou sua liderança nos voos internacionais no Brasil no ano passado, ampliando sua participação para 18,2% em relação aos 16,2% registrados em 2022. A TAP, companhia aérea portuguesa, permaneceu em segundo lugar nesse segmento, mas sua fatia diminuiu ligeiramente de 11,4% para 10,6%. |
Esses números divulgados pela Anac refletem as dinâmicas competitivas e desafios enfrentados pelas principais empresas do setor de aviação do Brasil. O cenário é marcado por altos e baixos financeiros e pelo esforço contínuo das empresas para se adaptarem às mudanças nas demandas dos passageiros e nas condições econômicas gerais. |
Assim sendo concluímos esse relatório detalhado sobre o desempenho das principais companhias áreas brasileiras no último ano. As estatísticas mostram claramente como cada empresa tem buscado se posicionar em meio à competitividade acirrada do setor aeroviário brasileiro e contornar os desafios financeiros impostos pela pandemia global sem precedentes ocorrida nos últimos anos. |
Com informações do site Investnews.