Conheça os benefícios da ergonomia no trabalho

Ergonomia vem do grego “ergon”, que significa trabalho, e “enormos”, com o conceito de regras. Ou seja, são as normas para realizar uma atividade de forma segura. Por isso, essa prática está completamente ligada à saúde de cada profissional de uma instituição. Veja dicas e benefícios da ergonomia no trabalho.

A ergonomia tem seu regulamento certificado pela Norma Nº 17 do Ministério do Trabalho. Assim, ela garante mais qualidade de vida e faz com que as condições do ambiente de trabalho ofereçam: segurança, conforto e otimização de cada função desempenhada pelos trabalhadores. Confira como aplicar na prática esse conceito ao seu trabalho.

Como aplicar a ergonomia no trabalho?

Os benefícios principais da ergonomia são: preservar o bem-estar de cada colaborador e evitar que qualquer membro da equipe sofra lesões por repetir uma tarefa. Isso mantém o profissional saudável e ativo mais tempo.

Para manter os princípios ergonômicos no ambiente de trabalho é preciso estar atento a alguns pontos. As funções que são realizadas em pé, com levantamento de peso ou esforços repetitivos devem ser observadas.

Isso é fundamental porque essas características podem prejudicar a saúde do colaborador e, por consequência, levar a uma queda de produtividade. Então, para garantir dias de trabalho mais seguros, veja 5 dicas para utilizar a ergonomia na prática: 

1. Mantenha a postura adequada

Busque estar sempre com a coluna ereta. Ao abaixar para pegar objetos, dobre os joelhos. Se trabalha com computadores, também há medidas ergonômicas. Logo, preserve os olhos à altura do monitor, com uma distância de, pelo menos, 50 cm da tela.

Já os cotovelos precisam estar dobrados, além disso, ao digitar, toda extensão do braço deve ser movimentada, e não apenas os pulsos. Evite manter as pernas cruzadas e permaneça com um posicionamento de 90 graus com os pés firmes e apoiados no solo.

2. Evite movimentos repetitivos  

Evite a digitação enquanto uma das mãos estiver ocupada segurando outro objeto. Uma dica é utilizar atalhos no teclado para evitar a repetição. No decorrer do dia, desvie os olhos do monitor por alguns momentos, isso evitará o cansaço da visão quando o expediente terminar.

3. Preserve a mesa organizada

Ter os objetos de trabalho ao alcance ajuda para que não aconteçam pequenas lesões. Ao fazer movimentos bruscos e desconfortáveis, não é difícil causar alguma torção no processo. Então, deixe próximos: lápis, canetas, papéis e documentos que são utilizados com frequência. 

4. Tenha bons hábitos de saúde 

Para ter hábitos saudáveis é preciso manter o corpo e a mente preservados. Assim, é importante praticar de atividades físicas e realizar refeições equilibradas. Logo, com a saúde física em dia, é muito mais fácil cuidar do emocional e evitar o estresse e a ansiedade.  

Outra vantagem é a diminuição de tensões e aumento da resistência cardiovascular. Com exercícios físicos, os músculos ficam mais fortes, isso ajuda a melhorar a postura e reduzir os problemas por desgaste.

5- Relaxe

Busque levar o seu trabalho de forma calma e tranquila. Evite a ansiedade e mantenha sua produtividade em um nível que possa administrar. Uma boa dica é fazer pausas e alongamentos durante o dia, o que ajuda a reduzir dores musculares. Dessa forma, o corpo não fica sobrecarregado.

Agora que você já conhece os benefícios da ergonomia no trabalho, coloque essas ideias em prática. Dessa forma, sua rotina será muito mais ativa e com mais segurança em sua carreira.

Você já sofreu com alguma lesão por esforço repetitivo (LER)? Conte nos comentários o que fez para superar esse problema e se aplicou as dicas de ergonomia no trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *