Alta da Bolsa e queda dos juros embalam negociação de empresas por fundos
Um dos maiores negócios de 2023 foi a venda da empresa Kopenhagen pelo administrador Advent para a Nestlé. Nos últimos dois anos, os fundos de private equity reduziram suas transações de compra e venda de empresas. No entanto, com as taxas de juros mais baixas e as empresas mais valorizadas no mercado de ações, espera-se que novos negócios sejam estimulados este ano.
No Brasil, no ano passado, houve poucos acordos significativos de private equity devido às altas taxas de juros que diminuíram o valor das empresas. De acordo com a consultoria TTR Data, o número de acordos realizados por esses fundos caiu 11% entre janeiro e novembro de 2023. Os investidores financeiros representaram apenas 33% dos acordos do último ano.
A dificuldade em vender ativos faz com que os fundos se tornem mais cautelosos em realizar compras. No entanto, se conseguirem realizar alguns investimentos este ano, é provável que o mercado se torne mais ativo.
Uma forma usual dos administradores obterem lucros é adquirir empresas e vendê-las posteriormente. Embora existam opções como ofertas públicas iniciais (IPOs) ou venda para investidores estratégicos, essas alternativas também são afetadas pelas avaliações em queda das empresas.
Nos últimos anos, muitos fundos aproveitaram o bom momento do mercado financeiro para vender ativos e arrecadar fundos. No entanto, demorou algum tempo para chegar a um acordo sobre o valor esperado entre as partes interessadas.
As instituições estrangeiras possuem uma grande quantidade de capital disponível para investir. A expectativa de um mercado de ações mais ativo em 2024 influencia fortemente as decisões dos investidores em relação a novos investimentos.
Embora haja dinheiro disponível para adquirir ativos subvalorizados, os proprietários dessas empresas podem não estar dispostos a vendê-las por esse preço.
Em resumo, embora os negócios de private equity tenham diminuído nos últimos anos no Brasil, espera-se uma retomada com as taxas de juros mais baixas e as empresas mais valorizadas no mercado. Os fundos estão analisando oportunidades e conversando com interessados para realizar novos investimentos. O bom funcionamento do mercado de ações é fundamental para desbloquear esses novos investimentos necessários.
Resumo da Notícia |
---|
Um dos maiores negócios de 2023 foi a venda da empresa Kopenhagen pelo administrador Advent para a Nestlé. |
O número de acordos realizados por fundos de private equity caiu 11% entre janeiro e novembro de 2023. |
Altas taxas de juros no Brasil no ano passado diminuíram o valor das empresas e dificultaram os acordos de private equity. |
Os fundos estão mais cautelosos em realizar compras, mas espera-se que o mercado se torne mais ativo este ano. |
A expectativa de um mercado de ações mais ativo em 2024 influencia as decisões dos investidores em relação a novos investimentos. |
Embora haja dinheiro disponível para adquirir ativos subvalorizados, os proprietários podem não estar dispostos a vendê-los por esse preço. |
Com informações do site Estadão.