Altos líderes da Kyndryl estão atentos às tendências tecnológicas e empresariais que moldarão a indústria este ano
Altos líderes da Kyndryl estão atentos às tendências tecnológicas e empresariais que moldarão a indústria este ano. O cenário da tecnologia está em constante mudança, e é crucial que os líderes de TI entendam essas mudanças e se adaptem a elas.
As tendências tecnológicas que estão moldando a indústria em 2023
O que exatamente mudou na indústria em 2023? Quais são as tendências emergentes para o próximo ano? E como essas mudanças afetarão as estratégias tecnológicas dos líderes do setor? Para obter respostas a essas perguntas, conversamos com três executivos de alto escalão da Kyndryl, um provedor de serviços de infraestrutura de TI.
Segundo Ben Scowen, vice-presidente e líder em nuvem e núcleo no Reino Unido e Irlanda na Kyndryl, a narrativa de que os mainframes estão caminhando para a extinção perdeu impulso. Embora se fale há anos sobre a inevitabilidade da migração para a nuvem nas empresas, os mainframes continuam fornecendo valor consistentemente. Além disso, os aplicativos de IA computacionalmente intensivos estão abrindo novas possibilidades para aproveitar os dados gerenciados pelos mainframes, destacando novamente sua relevância.
De acordo com uma pesquisa recente realizada pela Kyndryl, embora 95% das empresas estejam migrando cargas de trabalho para a nuvem, essas migrações representam apenas cerca de 37% do total. Ou seja, o modelo híbrido (que combina serviços em nuvem com mainframes) se tornou mais popular do que a simples adoção da nuvem. Isso significa que há uma alta demanda por profissionais especializados em modernização dos mainframes neste ano.
A importância estratégica das redes empresariais
Quanto às redes, Stuart Greenslade, Diretor e Parceiro de Serviços Profissionais na Kyndryl, afirma que elas têm sido subvalorizadas há muito tempo, apesar de sua importância para as operações comerciais. Com a transição massiva para o trabalho remoto e flexível, muitas empresas perceberam agora a necessidade de um planejamento estratégico de longo prazo para suas redes.
No futuro próximo, espera-se uma proliferação significativa de dispositivos impulsionados pela IA na borda das redes empresariais. Para lidar com esse aumento no tráfego e na demanda por largura de banda, menor latência e segurança robusta incorporada, as empresas precisarão investir em melhorias nas suas infraestruturas de rede. No entanto, essa transformação também trará oportunidades: através da análise preditiva fornecida pela IA, é possível identificar proativamente falhas e gargalos antes mesmo que eles ocorram.
O futuro dos mainframes e das redes empresariais
Em suma, as tendências tecnológicas emergentes revelam um cenário onde tanto os mainframes quanto as redes terão papel relevante no futuro próximo. A modernização dos mainframes continua sendo importante para assegurar o valor desses sistemas enquanto novas formas de utilizar seus dados surgem com o desenvolvimento da IA. Ao mesmo tempo, é crucial investir na atualização das redes para lidar com maior capacidade e requisitos avançados de segurança impostos pelo crescimento da computação na borda impulsionada pela IA. Os próximos anos prometem ser desafiadores e repletos de oportunidades tanto para líderes inovadores quanto para especialistas técnicos capacitados nessas áreas cruciais do setor tecnológico empresarial.
Tendências Tecnológicas em 2023 |
---|
1. Mainframes continuam relevantes e fornecendo valor |
2. Modelo híbrido (nuvem + mainframes) mais popular do que adoção apenas da nuvem |
3. Alta demanda por profissionais especializados em modernização de mainframes |
4. Necessidade de planejamento estratégico de longo prazo para redes empresariais |
5. Proliferação de dispositivos impulsionados pela IA na borda das redes empresariais |
6. Investimento em melhorias nas infraestruturas de rede para lidar com aumento no tráfego e requisitos avançados de segurança |
Com informações do site SiliconRepublic.com.